Os olhos nem sempre doem quando se passa alguma coisa de errado e essa é uma das razões pela qual devemos fazer consultas de oftalmologia com regularidade. Em condições ditas normais, as consultas de oftalmologia são recomendadas de 2 em 2 anos, mas se sentirmos alguma alteração devemos procurar logo um profissional. Algumas condições ou patologias não apresentam qualquer sintoma, mas o profissional consegue detetar sinais atempadamente.
Aprenda a reconhecer os sinais e a proteger a sua saúde visual.
1 - Tem dores de cabeça frequentes?
Se tem dores de cabeça frequentes, muitas vezes pode significar que tem alguma anomalia visual. Este é um dos sintomas mais comuns que os pacientes têm quando precisam de óculos. Os erros refrativos, como a dificuldade em ver ao longe ou ao perto, quando não compensados, podem sobrecarregar os olhos, uma vez que o paciente tem de fazer um esforço para ver com nitidez. Felizmente, a utilização das lentes corretas pode ser a solução para muitas dores de cabeça, causadas pelas condições oculares.
2 - Segura objetos a várias distâncias para ver com precisão?
Quando começa a afastar os objetos ou os textos para conseguir ver e ler com precisão, pode estar na altura de começar a utilizar óculos.
Quer seja um livro, um jornal ou um telemóvel, quando a visão começa a ficar desfocada nos objetos ao perto, este pode ser um sintoma de presbiopia.
A presbiopia é conhecida como dificuldade de ver ao perto, tudo relacionado com a idade e normalmente ocorre quando se tem mais de 40 anos. É causada pela perda natural da elasticidade do cristalino, tornando difícil a focagem ao perto. Se começar a notar qualquer sinal de visão desfocada ou dificuldade em ler quando tem más condições de luminosidade, deve agendar uma consulta, de forma a avaliar a sua visão.
3 - Sente os olhos secos, vermelhos ou com comichão?
Comichão nos olhos, olhos secos ou vermelhos, pode ser sinal de alguma patologias oculares.
Irritações nos olhos são bastante comuns e normalmente não são motivo de preocupação, mas podem ser sintomas de alguma patologia.
Condições como conjuntivite ou síndrome de olho seco, podem apresentar sintomas como vermelhidão, dor, comichão nos olhos ou desidratação.
O que também pode contribuir para o esforço em demasia dos olhos e consequentemente em sinais semelhante é o uso excessivo de dispositivos eletrónicos.
Se os sintomas persistirem, recomenda-se que procure um profissional de saúde a fim de avaliar a sua visão.
4 - Começou a ver manchas, flashes de luz ou corpos flutuantes?
Se os corpos flutuante ou flashes aparecem de forma repentina ou aumenta de número muito rapidamente, a probabilidade de existir alguma anomalia visual é elevada e, como tal, deve procurar ajuda com um profissional competente.
Este tipo de sintomas são, felizmente, pouco comuns e quando aparecem é em pessoas com idade mais avançada, sendo, normalmente, causados por alterações intraoculares ao nível da retina e exigem atenção por parte do profissional e do paciente.
5 - Não se lembra da última vez que visitou um profissional de saúde visual?
Se não se lembra da última vez que visitou um profissional de saúde visual - oftalmologista, optometrista ou o seu ótico de confiança - deve fazê-lo!
Agende uma consulta com o seu médico de confiança ou visite o seu ótico de sempre.
É recomendado que a visita seja repetida de 2 em 2 anos, ou caso haja necessidade, seja feita com mais frequência.
Comments