A obesidade é um problema de saúde cada vez mais preocupante e presente na nossa sociedade. Em Portugal, mais de metade da população apresenta excesso de peso, sendo que cerca de 30% apresenta obesidade. O excesso de gordura e açúcar no organismo, além de fatores de risco para doenças cardiovasculares, diabetes e hipertensão, também podem causar prejuízo à visão.
Como pode afetar a saúde dos olhos?
Antes de mais é preciso esclarecer que as doenças oculares não são uma consequência direta da obesidade. No entanto, é importante referir que, a chance de um obeso ter doenças oculares é maior, muito como efeito de outros problemas derivados da obesidade, como por exemplo, diabetes ou hipertensão.
Quais são, então, as principais doenças oculares relacionadas com a diabetes?
Retinopatia diabética:
Está diretamente relacionada com o excesso de glicose no sangue, o que causa alterações nos vasos sanguíneos da retina. Conforme o avanço do tempo, existe uma rotura dos vasos e passa a haver uma dificuldade de visão mais elevada.
Como é assintomática, a forma de detetar mais facilmente, é visitar frequentemente o oftalmologista, de forma a identificar alterações e impedir qua retinopatia avance e prejudique de forma permante a visão.
Alguns sintomas: visão turba, pontos escuros ou manchas, visão noturna prejudicada.
Degeneração macular relacionada à idade:
Este tipo de doença, provoca um desgaste na mácula, ou seja, na parte central da retina, e cria, no meio do campo visual, uma mancha, que prejudica a visão.
O excesso de peso altera o metabolismo, o que danifica os vasos sanguíneos que alimentam a mácula. Este tipo de lesão representa o aparecimento desta doença, que é uma das principais causas de cegueira em idosos.
Alguns sintomas: perda visual progressiva, redução na intensidade ou brilho das cores, dificuldade para reconhecer rostos.
Catarata
Ocorre quando o Cristalino, se torna opaco, muito devido ao acúmulo de diversas substâncias.
Esta opacidade pode levar à cegueira e é uma das principais causas de perda de visão em idosos .
A obesidade, assim como os diabetes, é um fator de risco para o aparecimento desta doença.
Alguns sintomas: visão turba, sensibilidade à luz, sensação de visão dupla, mudança frequente de graduação dos óculos, visão suja ou com a sensação de ver teias ou mosquitos.
Glaucoma
Esta é uma lesão progressiva do nervo óptico que está associada, e não só, à elevada pressão ocular, podendo não ser esse o principal motivo.
O glaucoma de ângulo aberto é comum em pessoas com obesidade, pois, os canais de drenagem são bstruídos, aumentando a pessão ocular. Este tipo de aumento ocorre aos poucos, pois o líquido continua a ser produzido, mas a drenagem é lenta e vai acumulando, causando lesões no nervo óptico.
Alguns sintomas: é assintomática no início. Quando aguda, há dor ocular intensa, baixa da visão, náuseas e vômito.
Trombose ocular
Este tipo de doença, ocorre quando se forma um coágulo que impede o sanngue de circular na zona da retina, causando uma obstrução na veia central e nas suas ramificações. O coágulo pode causar hemorragias e edemas, pois os fluxo sanguíneo não existe e consequentemente, não existe drenagem.
A obesidade é um fator de risco para a trombose ocular, juntando-se aidade avançada, o tabagismo ou problemas circulatórios.
Alguns sintomas: visão turva, manchas na visão, perda gradativa da capacidade de visão.
Não se esqueça, se tem algum destes sintomas procure o seu médico de confiança e faça uma consulta a fim de verificar a existência de alguma doença visual.
Comments