A visão vai alterando ao logo dos anos, e isso é muito normal. No entanto, quando chegam aos 40 ou 50 anos, maior parte das pessoas sentem maior alteração.
Problemas de Visão
Quando chegamos aos 40, começamos a aperceber-nos que a nossa visão vai sofrendo alterações.
Fica a saber alguns problemas oculares que começam a afetar os nossos olhos com mais frequência a seguir aos 40 anos e que se vão intensificando a partir dos 50.
Cataratas
Os sinais de cataratas podem variar de pessoa para pessoa. Há quem comece por descrever que vê teias de aranha, ou moscas voantes, constantemente, enquanto que, outras pessoas, não se apercebem de qualquer tipo de sintoma, até ao momento em que começa a ser visível algum problema.
Quando não detetado de outra forma, podemos só dar conta, quando começam a aparecer manchas opacificadas no cristalino, o que pode afetar a visão.
A solução pode passar por óculo graduados e luzes mais forte para ler, como medida a curto prazo e ainda no início desta patologia. A solução mais indicada passa pela cirurgia, que deve ser aconselhada pelo médico oftalmologista.
Degeneração Macular relacionada com a Idade (DMRI)
Está diretamente relacionada com o envelhecimento natural do olho e trata-se de uma perda gradual de visão central.
Esta patologia deve-se à deterioração da mácula. O tratamento disponível visa abrandar o máximo possível.
Hipermetropia por envelhecimento (Presbiopia)
Está, como a anterior, relacionada com o envelhecimento natural do olho. Esta patologia, normalmente, faz com que a visão fique desfocada a certas distâncias, sendo mais detetável, principalmente, quanto se está a olhar para objetos mais próximos.
Glaucoma
Problemas de saúde como o glaucoma são, normalmente, hereditários e muitas das vezes assintomáticos.
Esta patologia ocorre devido ao aumento de pressão intraocular, ou seja, quando os líquidos não são bem drenados pelo olho o que causa uma pressão superior ao normal.
Encadeamento
Depois dos 40 anos, começamos a detetar uma diminuição da sensibilidade à luz. Percebemos que existe um aumento do reflexo dos brilhos, seja das luzes dos carros, do sol ou dos sinais de trânsito, que podem provocar encandeamento, prejudicando a visão.
Olho Seco
Com o avanço da idade, os canais lacrimais vão deteriorando-se e perdendo capacidade de humidificação. Isto pode fazer com que o paciente fique com os olhos secos e seja bastante desconfortável, fazendo com os olhos fiquem vermelhos e irritados.
Nestes casos, as chamadas lágrimas artificiais podem ser uma boa solução.
Se tiver com algum sintoma descrito anteriormente ou sinta que alguma coisa não parece correta, procure o seu oftalmologista ou a sua ótica de eleição.
Comments