Nos nossos genes, podem estar as respostas para a nossa saúde visual. É importante que estejamos atentos e saibamos os problemas visuais que existem na nossa família para evitar surpresas no futuro.
Especial atenção e cuidados a ter
As patologias visuais pode aparecer por diversas razões. Porém, caso haja histórico familiar, podemos estar mais propensos a que elas apareçam.
Deves saber quais os sinais que cada doença pode ter, como por exemplo a diabetes, para que consigamos detetar atempadamente, caso haja necessidade.
Existem 3 problemas comuns, que podem provir da genética:
Cataratas
As cataratas são manchas opacas que se vão formando no cristalino, fazendo com que a entrada de luz diminua e a visão seja prejudicada. Apesar de, maior parte das vezes, ser um problema decorrente do envelhecimento natural do olho, este pode também ser hereditário, a chamada Catarata congênita, que pode derivar de doenças genéticas ou cromossómicas.
Óculos graduados e luzes mais fortes para ler pode ser úteis como medida de curto prazo, no entanto, a medida mais eficaz é a cirurgia e a colocação de lentes intraoculares.
Glaucoma
Esta é uma doença ocular que se caracteriza por alterações no nervo ótico e pode levar à perda de visão. Apesar de existirem alguns tipos diferentes de glaucoma, o glaucoma de ângulo aberto (crônico) é o mais comum e tende a ser hereditário, no entanto a causa é desconhecida.
Esta é considerada a principal causa de cegueira no mundo e esta questão deve-se ao facto de ser assintomática.
A verdade é que o glaucoma não pode ser curado, no entanto pode ser retardado ou contido.
Degeneração Macular Juvenil
Esta é uma doença hereditária que afeta os jovens e crianças e que é diferente da DMRI (Degeneração Macular Relacionada à idade), que está diretamente ligada ao envelhecimento natural do olho.
Esta é uma patologia que causa problemas na visão central, fazendo com que fique baça, distorcida ou com áreas escuras. Geralmente a visão lateral não é afetada.
Comments