Sabia que a alimentação pode ter consequências diretas na visão? A falta de nutrientes pode afetar a nossa visão. Saiba quais as escolhas que deve fazer para não prejudicar a sua saúde visual.
Já todos nós, enquanto crianças, ouvimos dos nossos pais ou dos nossos avós a famosa frase "come cenouras se queres ter uns olhos bonitos". A verdade é que tudo não passa de uma técnica para nos fazer comer vegetais. Mas será que, existe algum fundo de verdade, neta pequena mentira?
Sim e não! A cenoura, como tantos alimentos, contém nutrientes que realmente ajudam a melhorar a nossa saúde visual. Sabemos que, existem coisas que o nosso corpo não consegue produzir e como tal, certos hábitos diários, como uma alimentação saudável, podem ajudar no processo de absorção das mesmas.
A melhor forma de ajudarmos os nossos olhos a manterem-se saudáveis está em dar aquilo que eles precisam. Uma dieta com alimentos saudáveis e nutritivos, é sem dúvida um ponto chave. Conheça agora alguns alimentos que podem ajudar a manter a sua visão o mais saudável possível.
Óleo de linhaça e azeite virgem
Começando por falar das gorduras que nos ajudam a cozinhar os vários alimentos, o óleo de linhaça pode ser uma boa ajuda natural. Porquê? O olho seco é um dos grandes problemas de visão nos dias de hoje e este óleo pode ajudar a combater a ardência, a sensação de corpo estranho ou a sensibilidade à luz.
Já o azeite virgem, tal como o peixe, por exemplo, é um grande aliado de prevenção da Degeneração Macular, pois é rico em Ómega 3.
Ovos
Os ovos podem ser um bom foco de discussão, e nem sempre chegamos ao consenso se é bom ou mau. Existem, no entanto, vários estudos que indicam que o consumo regular de ovos diminuem a probabilidade de Degeneração Macular.
A gema do ovo, possui carotenoides, que fornecem a luteína que ajuda a prevenir a degeneração da retina. No entanto, não nos podemos esquecer que o ovo também é rico em colesterol e que o limite deve ser de um por dia.
Vegetais
Os vegetais devem estar incluídos na nossa alimentação pelos benefícios que nos trazem para a saúde. Falávamos das cenouras, anteriormente, mas a verdade é que elas são ricas em Vitamina A, que ajuda a absorver a luz.
Citrinos - como a laranja ou o limão -, ou as uvas, são ricos em Vitamina C e ajudam a combater o envelhecimento ocular, assim como a maçã, a papaia, os espinafres e a batata-doce, são ricos em Vitamina E, e ajudam também a prevenir a degeneração macular.
Peixe
O peixe é uma grande fonte de Ómega 3 e vitaminas A, B6, B12, D e E.
Espécies como a Sardinha, o Salmão ou o Atum estimulam a circulação sanguínea, o que permite que o globo ocular receba mais oxigênio. Para além disso, os ácidos gordos também ajudam a prevenir a síndrome do olho seco.
Frutos Secos
Sabemos que, as nozes, os amendoins, os cajus e alguns outros frutos secos, são fontes de proteína. No entanto, também são ricos em nutrientes que contém vitamina E e ajudam a proteger a nossa retina.
Cebola e Alho
A cebola e o alho possuem Vitamina B e C, cálcio e fósforo, que beneficiam o nosso organismo. São alimentos usados em abundância na preparação e tempero das refeições e, para além de conferirem sabor às mesmas, também trazem vários benefícios, como por exemplo: controle de colesterol, melhora da circulação sanguínea, prevenção do diabetes e tensões altas, que podem acarretar problemas como glaucoma.
Frutos Vermelhos
Para além do poder antioxidante, frutos como morango, amoras, mirtilos, framboesas, entre outros, fornecem uma quantidade de vitamina B, C e Potássio, considerável, que ajudam as células do nosso organismo, nomeadamente dos nossos olhos.
Os inimigos da Visão
Sabemos, no entanto, que existem alimentos prejudiciais à nossa saúde e que a longo prazo se tornam sérios inimigos, nomeadamente para a nossa visão.
Açúcar;
Gorduras de origem animal;
Bebidas Alcoólicas;
Tabaco;
Margarinas;
Entre outros.
Comments