Cada peça começa com uma ideia e quando existem milhares de inspirações, as ideias podem surgir de muitas influências. A arte, a Arquitetura, a Natureza, tudo serve como inspiração para os criadores.
O esboço
Tendo encontrado a inspiração necessária, o designer começa a preparar os esboço, dando vida à ideia, inicialmente em papel. Mas a verdade é que cada designer abordada de diferentes maneiras. Se for um designer que goste especialmente de moda Retrô, muito provavelmente irá tirar inspiração da moda dos anos 60, 70 e 80. Se por outro lado, o designer for especializado em moda infantil, muito provavelmente a inspiração poderá vir da sua própria infância.
Depois de ter a ideia em papel, passa então a fazer-se um protótipo. Dependendo do tipo de material, os tipos de fabricação são também diferentes.
Posteriormente, o protótipo é digitalizado em 3D e os próximos passamos são feitos em programas de desenho.
Os materiais
Os materiais podem ser variados: metal, plástico, madeira, entre outros.
Maior parte daquilo que existe no mercado é feito em plástico ou acetato injetado, o que por sua vez, faz com que o fabrico seja diferente: os óculos de sol em plástico são moldados com calor, enquanto que os óculos de sol em acetato são cortados de lâminas de acetato.
O acetato acaba por ser um material um pouco mais sustentável: é feito de algodão, que passa por secagem e moagem, depois de transformado num pó, é tratado com ácido e posteriormente prensada em lâminas de acetato.
Óculos diferenciados
Hoje em dia, existe cada vez mais uma necessidade de marcar a diferença e a verdade é que muitos designers apostam em unir a funcionalidade e o design.
Muitos designers tratam os óculos de sol como verdadeiras peças de arte e alguns até mesmo como joias.
Comments