Se tivesse de quantificar numa escala de 0-10 a qualidade do seu sono, conseguiria fazê-lo? E se levar em consideração tudo o que vai acumulando durante o dia, como o stress do trabalho, a correria do dia-a-dia e a acumulação de tarefas? Segundo um estudo feito no Brasil, 69% da população brasileira avaliou o seu sono como insatisfatório, enumerando problemas que vão desde a dificuldade em adormecer até acordar várias vezes durante a noite. Quais serão, então, as consequências que essa privação ou dificuldade podem causar à saúde?
Segundo alguns consultores e como é do conhecimento geral, o sono é vital para a nossa saúde. É importante para o desenvolvimento normal do cérebro e para os processos de memória e aprendizagem.
Sabia que, no ser humano, o sono é formado por 5 estágios? Esses estágios duram cerca de 90 minutos cada e vão-se repetindo ao longo da noite. No entanto, esses estágios dividem-se em dois tipos fisiológicos, o sono N-REM (Movimento Não Rápido dos olhos) e o sono REM (Movimento Rápido dos Olhos). Mas quais seriam os prejuízos de uma má noite de descanso?
De acordo com alguns especialistas, a curto prazo, a privação de sono pode causar dores no corpo, cansaço e sonolência, irritabilidade, alterações de humor repentinas, perda de memória recente, falta de criatividade, lentidão de pensamento, desatenção, entre outros pontos. Para além de tudo isto, a privação de sono, também aumenta o risco de alterações a nível visual. Ficar muito tempo acordado e de olhos abertos, afeta a estrutura do globo ocular, pois existe uma diminuição da lubrificação, que normalmente acontece durante a noite. Outro problema tem a ver com a facilidade de apanhar conjuntivite viral ou bacteriana ou de ter conjuntivite alérgica.
Por isso, uma boa noite de sono ajuda não só a descansar o corpo, mas também a melhorar a sua visão.
Comments