top of page
Foto do escritorOptica Muralha

Lentes para computador: as ideais para trabalhar

Os computadores e todos os outros tipos de dispositivos eletrónicos fazem cada vez mais parte do nosso dia-a-dia, seja no trabalho, bem como na vida privada. Atualmente, os dispositivos eletrónicos são dominantes em qualquer profissão e/ou ocupação e, muitas pessoas, ainda desconhecem o stress que eles provocam nos olhos. Conheça agora 10 dicas sobre quais os aspetos a considerar na escolha das suas lentes.


1 - Como sabe se precisa de lentes para computador?

Normalmente, os sintomas mais comuns de fadiga ocular causada por computador é o cansaço nos olhos, as dores de cabeça, no pescoço ou nas costas e ainda sensibilidade à luz. Poderá, ainda, ter a sensação de olho seco e vermelho, ou até mesmo ter a sensação de queimadura ou ardor. Isto acontece porque passamos longos períodos concentrados no ecrã de computador e ainda, muitas vezes, pela má postura. Este problema é ainda acentuado pela necessidade de se mover os olhos entre distâncias curtas e distâncias intermédias (por exemplo, entre os documentos em cima da mesa e olhar para cima, para falar com um colega).


2 - Quem é mais afetado por problemas de visão no trabalho?

A partir de certa idade (normalmente, entre os 35 e os 45 anos) há uma diminuição na competência do cristalino em se adaptar a diferentes distâncias. Começamos a ter mais noção disso quando para ler um jornal ou um texto com letras mais pequenas temos a necessidade de esticar os braços. Muitas vezes opta-se por óculos de leitura como forma de resolver este problema. Trabalhar ao computador também é cada vez mais extenuante e de repente começamos a ter necessidade de aumentar o tamanho da fonte do nosso computador. O nosso smartphone passa a ter textos embaciados e difíceis de ler.


3 - Quais os tipos de lentes disponíveis?

O requisito mais importante para as lentes de computador passa por se adaptarem à distância exata do ecrã de computador. Isto varia de pessoa para pessoa.

Inicialmente, os óculos de leitura parecem ser uma solução fácil, no entanto não nos podemos esquecer que a distância de utilização é muito curta. Para ver textos e imagens com clareza no computador, precisamos de nos aproximar do ecrã. Ao fazermos isto, acabamos por adotar uma má postura.

O próximo passo pode ser adotar umas lentes multifocais, que pode ir utilizando ao longo do dia de forma a ser confortável na visão de perto e de longe.

É por isso que as lentes de computador são a solução indicada para este caso. As zonas visuais são concebidas exatamente com as medidas para os movimentos dos olhos no trabalho. E com a vantagem de que as lentes podem ser personalizadas para cada necessidade. Estas lentes oferecem um campo visual mais vasto, tanto para distâncias intermédias como para perto.


4 - Lentes para utilizadores de 1ª viagem?

Se falarmos de forma aberta, ainda não será altura de adquirir umas lentes progressivas, mas por outro lado, as lentes de leitura também não são a melhor opção. Mas se é a primeira vez que utilizo óculos, posso utilizar lentes para computador? Claro que sim, dependendo da circunstância. Algumas pessoas, com o uso constante do computador, começam a notar os primeiros sinais de presbiopia e optam por comprar lentes de leitura. No entanto, as lentes de leitura revelam-se insuficientes, visto que apenas devem ser utilizadas numa visão próxima.

A solução pode passar, então, por lentes de computador, que se encontram otimizadas para as distâncias que o utilizador necessita. Podemos ainda adotar lentes digitais como solução. Mas o melhor será pedir ao seu oftalmologista ou ao seu ótico de confiança que a ajudem a escolher a melhor solução.


5 - Qual o melhor tratamento?

Tendo em conta que o uso destas lente será maioritariamente para estar em frente a dispositivos eletrónicos, o tratamento escolhido deverá ser de alta qualidade. Normalmente, num escritório ou em locais de produção, os olhos lidam com iluminações fortes e brilhantes. De forma a garantir que os reflexos não prejudicam a qualidade da nossa visão, deverá escolher um bom tratamento anti-reflexo para as suas lentes.


6 - Como proteger os seus olhos da luz azul?

Atualmente, ouvimos vários especialistas a debater sobre os efeitos da luz azul nos olhos. Sabemos que precisamos da luz azul para ter um corpo saudável e para o bem-estar geral, mas, ao mesmo tempo, também pode ser prejudicial.

A verdade é que atualmente estamos mais expostos do que nunca à luz azul devido às fontes de luz modernas (iluminação LED, ecrãs de computador, ecrãs de telemóveis, etc.). Alguns utilizadores consideram que essa luz é irritante e cansativa.

A resposta para este problema poderá passar por lentes com tratamento especial - tratamento BlueProtect.


7 - Também posso usar estas lentes em casa?

A verdade é que, muitas vezes, as lentes de computador podem ser o que realmente precisa para ler, cozinhar, ver televisão, tocar um instrumento, entre outros hobbys. Elas são ideais para qualquer tarefa que seja feita ao perto ou a uma distância intermédia.

8 - Quais os principais aspetos a ter em conta?

Existem dois pontos importantes que devemos ter em conta:

  1. É importante que o seu oftalmologista saiba exatamente para que propósito e para que distância são as suas lentes. Portanto, não se assuste se o seu oftalmologista fizer questões um pouco mais pessoais.

  2. Em segundo lugar devemos ter em conta os processos de refração e ajustes. O mínimo detalhe pode influenciar a qualidade da visão que as suas novas lentes oferecem.


9 - O que garante a tolerância do utilizador?

É muito simples, quanto melhor a qualidade dos seus óculos e quanto maior a precisão da configuração das suas lentes, mais rápida e fácil será a sua adaptação. No entanto, isto requer experiência e competência por parte do profissional que o atende, além do conhecimento e especialização do fabricante das lentes.


Outro fator importante deverá passar pela utilização diária e constante das suas lentes, para que, desta forma, tanto os seus olhos como o seu cérebro consigam adaptar-se.


9 - Quais as zonas de visão garantidas pelas soluções disponíveis para trabalhar (para pessoas com mais de quarenta)?

O olho com presbiopia forma uma imagem desfocada de um objeto próximo porque a capacidade de o cristalino em se adaptar a objetos próximos diminui com a idade.


A lente convergente correta (adição) proporciona ao usuário com presbiopia a formação de uma imagem nítida na retina.


23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page