top of page
Foto do escritorOptica Muralha

O que é o Daltonismo?

Ser daltónico pode trazer algumas dificuldades acrescidas. Alguns não conseguem detetar a cor vermelha, outras têm dificuldade em distinguir o preto do azul, já outros, considerados casos mais raros, não conseguem detetar qualquer tipo de cor, vendo o mundo apenas a preto e branco.


Porque sou Daltônico?

Em muitos dos casos conhecidos e estudados, o daltonismo revelou-se ser uma patologia genética, presente desde o nascimento.

Noutros casos, não tão comuns é verdade, algum tipo de trauma pode ter afetado os cones presentes no nosso sistema visual e dessa forma fazer com que passemos a sofrer desta patologia.

Existe, ainda, a possibilidade de algumas doenças - como diabetes - influenciarem no aparecimento do daltonismo.


E claro que, não nos podemos esquecer, que também o envelhecimento natural do olho pode influenciar neste aspeto.



Tratamento?

A verdade é que, mesmo com o avanço da ciência, ainda não existe nenhum tipo de tratamento que consiga reverter esta situação.

No entanto, e cada vez mais, existem filtros em lentes escuras e até mesmo em lentes de contacto que permitem ao paciente distinguir, ainda que sem total clareza as cores que não deteta. Mas, não nos podemos esquecer que, mesmo com a utilização, o paciente nunca verá com a mesma nitidez que uma pessoa que não sofre desta patologia.


Existem diferentes tipos?

Como referido anteriormente, existem sim diferentes tipos de daltonismo, podendo identificar-se 3 tipos diferentes, relacionados com as deficiências ocorridas nos cones vermelho, verdes e azuis.


Existe ainda o daltonismo acromático que não deteta qualquer tipo de cor, no entanto este tipo é mais raro.


Como saber se tenho daltonismo?

Existem uns testes de cores, chamados de Testes de Cores Ishihara, que podem ser realizados por um especialista e que ajuda a detetar a presença de algum grau de daltonismo.

Este teste consiste em ver uma série que placas que apresentam um círculo com pontos, onde, aparentemente existe um padrão aleatório, no entanto, dentro deste padrão existem números e formas, que são visíveis apenas para aqueles que não sofrem de daltonismo, ou no caso de sofrer de algum tipo, consegue distinguir apenas alguns dos números.



Se tiver alguma dúvida, consulte sempre o seu especialista.

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


Post: Blog2_Post
bottom of page