Saiba tudo o que precisa para conseguir manter a saúde visual dos seus filhos em alta.
Os olhos dos bebés desenvolvem-se ao longo dos meses. Sabemos que, o olho de um recém-nascido, tem uma acuidade visual muito baixa, mas em pouco tempo ela começa a melhorar. Um bebé que tenha menos de 1 anos tem uma acuidade visual de 1/20 e consegue alcançar 12/10 e 14/10 em pouco mais de 10 anos.
Aos poucos, a criança irá atingir a visão de um adulto normal. Ao mesmo tempo que a visão aumenta, também a sensibilidade para cores progride: algumas semanas após o nascimento, o bebé começa por reagir à cor vermelha, posteriormente à verde e só depois reage ao azul e ao amarelo.
Infância: um período a estar atento
Durante a infância os pais devem estar especialmente atentos aos avanços dos seus filhos e devem ter especial atenção quando falamos da visão. As pessoas mais próximas das crianças - pais, irmãos, avós, educadores/professores - tendem a conseguir detetar mais facilmente qualquer tipo de anomalia. A deteção precoce permite que se tomem decisões mais corretas e rápidas, de forma a melhor e corrigir as anomalias. Os problemas mais comuns que conseguimos detetar, são: miopia, hipermetropia, astigmatismo, daltonismo, ambliopia e estrabismo:
O estrabismo é facilmente detetado, pois ao olharmos para a criança conseguimos perceber que a mesma cruza os olhos, o que, causa muitas vezes, visão desfocada. Este tipo de "patologia" requer correção adequada pois pode, posteriormente, causar ambliopia, bem como outras condições - fadiga e desconforto, por exemplo.
A ambliopia é provocada pela falta de estímulo visual, podendo ocorrer apenas num dos olhos ou nos dois. Quando ocorre de forma unilateral, a mesma é compensada pelo outro olho. O importante é que a mesma seja deteta cedo, pois, quanto mais tempo passa, mais difícil é corrigir.
Hipermetropia - A criança está constantemente a fazer um esforço visual de forma a conseguir ver com nitidez. Um dos sintomas pode ser, também, o facto de ela ter mais dificuldade na visão ao perto do que na visão ao longe. Esta ametropia pode ser corrigida com as lentes apropriadas.
No caso da miopia, ela é caracterizada pela dificuldade em ver ao longe. Esta ametropia pode ser corrigida com as lentes apropriadas.
O astigmatismo afeta tanto a visão de longe, como a visão de perto. O astigmatismo faz com que o paciente tenha dificuldade em distinguir formas e pormenores, sendo que, a sensibilidade ao contraste também está diminuída. Para corrigir, é necessário o uso de óculos com as lentes apropriadas.
Sinais de Alarme
Mesmo sem ser especialista em saúde visual, consegues detetar alguns sintomas ou sinais do dia-a-dia. Mas atenção, se detetar algum dos sintomas da lista abaixo, deve procurar um especialista, imediatamente:
Criança que reclama muito de dores de cabeça;
Convergir excessivamente os olhos;
Criança esfrega frequentemente os olhos;
Tropeça muitas vezes;
Parece que a luz incomoda os olhos ou na presença de luz solar franze muito os olhos;
Os olhos estão fixos ou a cabeça está anormalmente inclinada;
Dificuldade em reconhecer imagens.
Comentarios