top of page
Foto do escritorOptica Muralha

Tuberculose Ocular

O que é Tuberculose Ocular?


A tuberculose ocular é uma forma rara de tuberculose que afeta os olhos. Essa doença é causada por uma bacteria que, comumente, ataca os pulmões. No entanto, ela pode deslocar-se para outras zonas do corpo, incluindo os olhos e causar complicações sérias.


Por ser uma doença menos comum, muitas vezes é um desafio encontrar um diagnóstico. No entanto, se soubermos as características é mais fácil identificar e tratar de forma correta e atempada.


Causas da tuberculose ocular


Transmissão: Normalmente, a tuberculose é transmitida de pessoa para pessoa através de respiração quando o paciente infetado tosse ou espirra, no entanto, a tuberculose ocular não se transmite da mesma maneira. Ela ocorre quando a bacteria consegue chegar aos olhos, seja através do sangue ou por extensão direta de um foco em tecidos próximos.


Bactéria: A tuberculose é provocada pela bactéria Mycobacterium Tuberculosis. Em alguns casos, a bactéria chega aos olhos através do sangue, a partir de um foco de infeção, de forma mais frequente nos pulmões.


Sintomas da tuberculose ocular


Sintomas iniciais: Os primeiros sinais podem passar despercebidos e fáceis de confundir com outras doenças oculares. Alguns sintomas incluem vermelhidão e irritação, sensação de corpo estranho, visão turba ou diminuição da visão. Por vezes, o paciente pode ver pequenas manchas escuras e flutuantes no seu campo de visão.


Sintomas avançados: À medida que a doença avança, os sintomas começam também a ser mais graves. O paciente pode começar a ter dor intensa, sensibilidade à luz (fotofobia) e, em casos mais graves, perder a visão de forma progressiva. Se não tratada, a tuberculos pode levar à cegueria.


Tratamento da tuberculose ocular


Acompanhamento: Ser acompanhado regularmente por um médico oftalmologista é um dos pontos fundamentais, de forma a monitorar a resposta do paciente ao tratamente e, se necessário, fazer ajustes na terapia.

Em certos casos, pode ser necessário realizar cirurgia, de forma a tratar complicações da doença.


Medicamentos: O principal meio de tratamento é através de medicação antituberculose. Este tratamento, geralmente, inclui uma combinação de diferentes antibióticos, que são tomados durante um período prolongado.



MAS NÃO SE ESQUEÇA, SE TIVER ALGUM SINTOMA OU SUSPEITA, PROCURE O SEU MÉDICO OFTÁLMOLOGISTA!


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Post: Blog2_Post
bottom of page